quarta-feira, 9 de abril de 2008

MEDITANDO NA KIVA SAGRADA

Muitas pessoas devem se perguntar o que é uma Kiva, de onde vem essa tradição, para que serve e o que acontece.
Realmente eu sei como é isso, pois um dia fiz as mesmas perguntas e busquei as respostas em diversos lugares com pessoas de diferentes tradições e só ouvia a mesma resposta:
Procure no livro da Jamie Sans, ou ah se você pensa que kiva é brincadeira desista, pois isso não é pra você.
Essas eram as respostas mais comuns que eu recebi, pessoas que no Xamanismo são consideradas demais para citar nomes, e como o meu objetivo não é causar confusão e sim levar ao leitor informações então vamos lá.

Conheci o Xamã Anselmo Paes Jr. No inicio de 2008 em um Ritual onde iríamos participar, um amigo já havia me dito que ele saberia responder as minhas perguntas e então aproveitei o encontro para sanar as dúvidas.

Como ele naquela noite havia sido muito requisitado pelas pessoas eu deixei para perguntar depois, ou talvez convida-lo para fazer um trabalho de Kiva em meu espaço.
Foi o que fiz, convidei ele e o convite foi aceito. Data marcada, tudo acertado e eu ansioso pelo momento, até que ele chegou.
Resumindo o Ritual foi muito mais do que eu esperava, foi além das minhas expectativas, foi mágico.

Abaixo uma compilação breve sobre o que é a Kiva Sagrada:




KIVA SAGRADA


Para os povos nativos da América do Norte a KIVA é um local Sagrado reservado para oração, rituais sagrados e reflexão interior, na busca do equilíbrio e satisfação nas tomadas de decisões.
Na tradição dos Pueblo (sudoeste norte-americano, atualmente região do Novo México), as Kivas são os templos sagrados instalados nas cavernas, onde por séculos foram realizados os recolhimentos para rituais de consagração e curas.
Localizada na parte subterrânea este é um local onde o Elo Sagrado de todas as nações é integrado.
Tradicionalmente as cerimônias sempre foram realizadas principalmente durante a noite, num profundo mergulho através das sombras do inconsciente em busca de uma nova consciência.
Dentro do Xamanismo , umas das fases consideradas mais propícias para estes rituais é a Lua Nova, representada em diversas tradições como símbolo dos mistérios, da meditação, do recolhimento, da própria morte e renascimento.
O reino subterrâneo já era de fundamental importância na própria Mitologia Grega. Governado por Hades (O Invisível, Senhor da Morte), é o reino do inconsciente individual ou coletivo, onde residem nossas memórias e sentimentos reprimidos, que não podem ser mantidos na consciência, assim como tudo que ansiamos em “vir a ser” e também tudo que já fomos - a própria representação de seu cajado com cabeça de pássaro!


Isso é uma Kiva, um local onde podemos mergulhar nas nossas sombras e fazer elas emergirem tornando-se conscientes de que elas estão ali.
Muitas pessoas tem medo de enfrentar seus medos, algumas acham que sombras não devem ser acessadas, mais tudo isso é só falta de coragem.
Todos temos nosso tempo, todos recebemos nossos chamados, mais muitas vezes não ouvimos, outras não queremos ouvir e passamos a nossa vida presos e enraivecidos.
Continuarei meu trabalho dentro da Kiva Sagrada, sempre será um novo ensinamento.
Onde houver sombra e escuridão, leve consciência e luz, essa foi a mensagem que recebi e que transmito a todos.

Um Grande abraço e beijos.

Anand

Nenhum comentário: